segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

"CARNADAVALES"

"Tristeza não tem fim, felicidade sim
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho,
pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira"

Não vou abusar de palavras pra escrever a minha indignação em ver o que todos vêem nos dias de carnaval. Nem mesmo apontar tamanhas barbáries que dilaceram a idéia que pudíamos ter de Brasil. A festa que é mundialmente conhecida, alcooliza nossos olhares, imobiliza nossas virtudes intelectuias, ao ponto de acreditarmos que tudo só começa depois que o carnaval termina.
Todo esse pensamento ilusório, colorido, rico em vestes, em alegorias... já não nos permite ver plenamento. Sim, a miséria, o desassossego, a imprudência, a ignorância, o preconceito...onde estão eles???
O carnaval, como se sabe, nasceu da festa em despedida da 'carne', pois a Igreja exigia que se abstessem de carne por toda a quaresma. E em grande parte de minhas recentes preocupações estou me perguntando..."O que é a carne?"
Os desejos da carne, podem ser insanos, baratos, vis.
Só espero aproveitar meu carnaval, no silêncio. Sair sim, dançar??sim...porque não?
Mas, nunca deixar de compreender que o mundo urge...

Nenhum comentário: