segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Minha briga, meu abrigo"

Não sei porque cargas, resolvi escrever. Talvez por estar admirado com o que acontece por ai a fora. Hoje, ao ler algumas notícias pela net, encontrei uma que me chocou. Confesso que até agora estou esforçado na missão de entender o que aconteceu. Sim, foi o quadro do Monet.
O quadro "alvo" é "A ponte de Argenteuil" um óleo sobre tela de 60,5 por 80 centímetros pintado por Claude Monet em 1874, ano da primeira exposição do grupo impressionista. O fato é que um grupo de quatro garotos e uma jovem, o sujaram em vários pontos e depois acertaram um soco na pintura antes de fugir.Vejam bem: "acertaram um soco"
caros amigos, o que é um soco? O que é um quadro de Monet?Quem pensavam ser esses jovens?

Estou perplexo. Ando pelo mundo quase descontente e agora, acontece isso? Um sinal visível que a raça humana é desumana.Aceitem isso como meu pedido de socorro. Estou esmorecendo.
Não, não faço tempestade em copo dagua, não é só um quadro, e nem é tanto pela minha paixão pela obra de Monet. Mas, é a pulsão maldosa, soberba e escura, desses gigantes.
Esses jovens que insultaram, sujaram e rasgaram com socos a pintura, estavam de que lado? Defendiam quais verdades? Adoravam quais deuses?Tinham por mérito quais vantagens?
Caros amigos, me ajudem. Estou a ponto de ruir. Corvos perseguem meus pensamentos.
De que lado eu estou?
Não dou soco em quadros, nem queimo bandeiras. Mas qual é a minha luta?Minha briga?
***************
Temo não conseguir terminar o meu texto, mas tenho que ainda contar outras admirações. Em um lugar no mundo, me parece que na China, jovens, (vejam bem-jovens-) fazem campanhas de abraços. Sim, abraços gratuítos. Ora! Quanta genialidade, quanta sutileza. Amor gratuíto, apreço gentil.
E Eu.....passo dias, dias e mais dias, sem despertar. Adormecido no meu medo ignorante.
Meus projetos não saem dos papéis. Enquanto isso, o Chico Vieira ensina bonecos de bexigas para crianças.

*************************
Tudo isso me remete a jovens de força. Faço lembraça aqui do jovem Ernesto. Hoje, dia 09, completa 40 anos de sua morte. Um militante. Fiel até o fim a suas convicções. Há de se aprender muito com esse jovem. Já vi filmes, li livros, e o que me desperta: admiração.
*************************
"Em que espelho ficou perdida a 'minha' face?"
**************************
" Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."
**************************
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário" Apelo de Che Guevara em maio de 1967


(*14 de Junho de 1928/
+ 09 de Outubro de 1967)
"Em que espelho ficou perdida a 'minha' face?"
(Cecília Meirelles)

Nenhum comentário: